Juliana Garcia
Sapateadora, professora e coreógrafa
Formada em Psicologia e pós graduada em Psicopedagogia, Juliana Garcia iniciou seus estudos de sapateado em 1993 e desde então se apaixonou por seus ritmos e sons. Professora há quase 20 anos, acumulou prêmios e destaques durante toda sua carreira em diversos festivais por todo o Brasil, como o de melhor sapateadora em 2009 no Dança Ribeirão e representando sua cidade no Mapa Cultural Paulista em 2005.
Em 2006 concretizou seu desejo de menina de abrir uma escola específica para o ensino do sapateado e assim nasceu o Studio de Sapateado Juliana Garcia, um lugar de pesquisa, trabalho e dedicação ao Tap Dance. Como diretora do Studio, foi campeã e vice do Festival de Dança de Joinville em 2006 e 2007 na categoria avançada, além de receber o prêmio de segunda maior nota e coreografia no Festidança 2008 e de melhor sapateadora do festival Dança Ribeirão 2009, único prêmio concedido até hoje em todas as edições do festival.
Com o Studio de Sapatedo trouxe, pela primeira vez, para Ribeirão Preto os sapateadores americanos Lane Alexander (Chicago, IL) em 2008, Sarah Reich (Los Angeles, CA) em 2013 e Michela Lerman (New York, NY) em 2014. Todos com histórias importantíssimas no desenvolvimento do Sapateado atual, esses workshops aumentaram as oportunidades de conhecimentos dos sapateadores da cidade com o intercambio da cultura americana.
Integra a KS cia de Sapateado, desde 2008, dirigida por Kika Sampaio, como sapateadora e coreógrafa e com ela viajou ao Pantanal, no Festival de Corumbá e fez aberturas em importantes festivais, como o Passo de Arte, edição Nacional, e o Brasil International Tap Festival. Ao lado de Kika Sampaio foi professora assistente por três anos no Festival de Dança de Joinville, 2008 e 2009 e 2014 e avaliadora do Festival Passo de Arte, 2011.
Em 2009 foi aprovada para integrar a cia Americana CHICAGO TAP THEATRE, na cidade de Chicago/IL, sob direção de Mark Yonally, para onde se mudou em janeiro do ano seguinte. Ainda na cidade de Chicago teve o prazer e a honra de integrar a MADD RHYTHMS, sob a direção de Brill Barret, onde teve o prazer de se apresentar e compartilhar ensinamentos com grandes sapateadores do cenário atual.
Retornando a Ribeirão Preto, em 2011 conquistou no festival Tap in Rio, uma bolsa de estudos para o festival de Los Angeles para o mesmo ano e para o festival de New York em 2012. Em 2013 após o Tap City, garantiu sua vaga para o LA Tap Festival em 2014. Ainda em 2014 no mês de Junho, embarcou para os Estados Unidos para participar do 14th Soul 2 Sole Tap Festival na cidade de Austin, sendo convidada a integrar a TAPESTRY DANCE COMPANY, dirigida por Acia Gray para a temporada 2014/2015.
Juliana marcou presenca nos Festivais Tap In Rio, na cidade do Rio de Janeiro, em Abril ministrou e palestrou sobre o "sapateado no mundo" no evento Internacional Encontro dos Ritmos, em São José dos Campos e ainda conferiu as novidades na semana de Sapateado em Uberlândia em Maio. Em junho se apresentou, com a KS cia de Sapateado, no Teatro Castro Alves, em Campinas, no evento Jason Janas and Friends, sendo uma das 13 coreografias seleciondas das 106 inscritas.
Em 2015 no Tap in Rio ministrou aulas nos níveis iniciante, intermediário e avançado. Em abril participou do Encontro do Ritmos e em maio sapateou mais de 10h em Salvador, no Bahia Tap. Em junho avaliou a seletiva do Passo de Arte em Indaiatuba e em julho marcou presença como professora assistente de Lynn Schwab no "Tap it Out", evento de encerramento do Tap City, com mais de 100 sapateadores a convite do diretor Tony Waag.
2016 começou com o tradicional Tap in Rio ministrando aulas nos níveis Intermediário, Avançado e Teens, e se apresentou no Espaço Tom Jobim com a KS cia de Sapateado e os KatadoS por Aí, sob direção de Kika Sampaio. Ministrou curso para professores em Ribeirão Preto, Bahia Tap, além de aulas nos niveis iniciante, inter e avançado. Juri das seletivas do Passo de Arte em Fortaleza, Indaiatuba, Passo de Arte Internacioanl, Jacareí Dance Festival, Festidança e Festival de Arte e Criatividade em Camoina Grande. Professora convidada da semana do Sapateado de Araraquara, ministrou workshop em São Paulo e de metodologia para professores em Ribeirão. Atuou como coach na Lume casa cultural.
Janeiro de 2017 começou com curso de metodologia para professores na Edala, Workshop no Centro de Dança Fabiola Poch e Estudio Arte em Movimento em Ribeirão Preto, além do Tap in Rio, com aulas para os níveis Iniciante, Intermediário e Teen.
Atualmente termina sua segunda graduação, Pedagogia, e leciona em escolas de dança de Ribeirão Preto e região, ministrando cursos, workshop, julgando e atuando como coach por todo teritório brasileiro, compartilhando sua pesquisa pelas sequências e coreografias tradicionais além de sua paixão pela música e pelos ritmos brasileiros.
Premiações
Baião de 12 (2009)
I'm loving it (2007)
Pentagrama (2006 - 2007)
Contratempo (2005)
Um pouco de Brasil (2004 - 2006)
A noticia do dia (2004)
Palavras-chave
- musical
- Festivais
- horários
- studio
- melissa tannus
- juliana Garcia
- ribeirao preto
- tap
- horarios
- materias
- revista
- jornal
- Imprensa
- Ribeirão Preto
- Revista da Dança
- Tap Dance
- Susan Baskerville
- Kika Sampaio
- sapateado
- Indaiatuba
- Uai q Dança
- Semana do Sapateado
- site
- Música
- Dia Internacional do Sapateado
- Workshops
- Cursos
- Aulas
- Sapateado
- Juliana Garcia