Jornal O Correio de Uberlândia

Sapateando por Uberlândia

Núbia Mota Repórter

 

A coreógrafa Kika Sampaio, que vem pela 1ª vez à cidade, ensaia ao lado de outras bailarinas

A coreógrafa Kika Sampaio, que vem pela 1ª vez à cidade, ensaia ao lado de outras bailarinas

Enquanto outras cidades brasileiras, nesta época do ano, dedicam um, dois ou três dias para a dança, Uberlândia celebra de hoje até o dia 25 de maio, a Semana do Sapateado. Além dos 13 anos do evento promovido pelo grupo Uai Q Dança, a data é dedicada ao aniversário (25) do sapateador americano Bill Bojangle’s Robinson (1878-1949). A programação traz workshops, pocket shows, palestras e a presença de dançarinos renomados como Kika Sampaio, proprietária da primeira escola dedicada exclusivamente ao sapateado americano no Brasil.

Pela primeira vez em Uberlândia, Kika se diz ansiosa e feliz de conhecer a cidade que promove uma programação extensa para este estilo de dança. “Nunca vi uma semana inteira de eventos em outras cidades brasileiras. Para mim isso é melhor que carnaval”, disse a profissional. A dançarina ministrará a palestra “O Mercado dos Musicais no Brasil”, no dia 21, às 19h, no Palco de Arte. “Finalmente os bailarinos estão sendo empregados.

Antes os musicais eram pequenos e agora emprega e oferece salários bons para os profissionais”, disse Kika Sampaio coreógrafa do musical “New York New York”, que está em cartaz no teatro Bradesco, em São Paulo, até 3 de julho. Kika foi professora de famosos como Cláudia Raia, Sandra Annenberg, Marília Pêra, Léo Jaime, Diogo Vilela e Marília Gabriela.

A Semana do Sapateado ainda trará Caio Nunes (RJ), coreógrafo da Rede Globo que ministrará um workshop de 15 horas de Teatro Musical, Thiago Marcelino (RJ), professor coreógrafo, pesquisador e músico, Leonardo Sandoval (RJ), sapateador, integrante do musical “Gaiola das Loucas”, em cartaz em São Paulo, Juliana Garcia, sapateadora, e professora de sapateado de Ribeirão Preto (SP) e Giordano Pagotti, de Uberlândia, professor de percepção musical e músico contratado para as apresentações e jam sessions.

DESAFIO NO ASFALTO

Além dos cursos, oficinas, palestras, lançamentos de livros, pocket show no London Café, o público que ainda não conhece a arte, terá a oportunidade de assistir apresentações gratuitas como uma sapateata com desafio na rua, no dia 21, com todos os estudantes do Uai Q Dança e o grupo de percussão Tabinha. “O sapateado é para todo mundo, magro, gordinho, novo, velho. Nunca é tarde para começar e todo lugar é lugar para dançar”, disse Kika Sampaio. A 13ª Semana do Sapateado de Uberlândia teve, desde sua criação, um público estimado de 10 mil pessoas que assistiram e participaram das atividades. Já estiveram aqui em média 200 dançarinos de Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos, Araguari, Uberaba, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O homem que revolucionou o estilo

Número clássico nas escadas foi imortalizado por Bojangles

Número clássico nas escadas foi imortalizado por Bojangles

Bill “Bojangles” Robinson foi um marco para a história do sapateado. Ele era um negro americano que foi o primeiro a “levantar” o sapateado na meia ponta, antes dele só se sapateava com o pé inteiro no chão, revolucionando essa dança a partir de 1910 até os anos 40.

Nasceu em 25 de maio 1878 e pouco se sabe sobre sua infância. Em 1898 foi para Nova York tentar a vida como bailarino e só em 1929 que ele foi descoberto pelos críticos da cidade. Ele dançou um número de escadas que ficou sendo sua marca registrada, já com 50 anos e ainda parecia um menino de tanto vigor. Foi o primeiro negro a conseguir um papel principal na Broadway. Ele morreu em 1949, aos 71 anos, em Nova York, vítima de um problema cardíaco.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20 (sexta-feira)
13h – Com partilha – Um espaço para os sapateadores amadores ou profissionais mostrarem suas criações, falarem sobre seus trabalhos e trocarem informações sobre livros, vídeos, textos e outras novidades sobre sapateado. Levar livros, coreografias para mostrar, vídeos, textos, algo que queiram compartilhar.**

22h – London Café – Pocket Show – Com participação de sapateadores convidados: Juliana Garcia, Leonardo Sandoval e Thiago Marcelino e os músicos Giordano Pagotti e Rainer Vitornino (retirar ingressos com antecedência.*

Dia 21 (sábado)
12h às 13h – Sapateata com Desafio – Acompanhamento do Grupo Tabinha de Percussão do Uai Q Dança, na rua Felisberto Carrejo, até a praça Clarimundo Carneiro, onde acontece o desafio.**

19h – Palestra com Kika Sampaio, o Mercado dos Musicais no Brasil, no Palco de Arte*

20h – Jam Session – Exercícios de improvisação com estudantes, profissionais e o músico Giodano Pagotti**

Dia 25 (quarta-feira)
18h às 20h30 – Com participação do Grupo Tabinha, saída do Uai Q Dança até a Praça Clarimundo Carneiro com exibição de vídeo do Grupo Stomp (NY).**

Programação completa no site Dance Uai
*Evento pago.
**Entrada franca.